9 de março de 2010

O poder nutricional dos sucos

O poder nutricional dos sucos






Os cuidados com a saúde não devem ser apenas temporários, ou seja, somente quando se quer atingir um objetivo. Prestar atenção ao que se ingere é oferecer ao corpo energia, vitalidade, força, equilíbrio, longevidade para todo o resto da vida.






Com a rotina cada vez mais atribulada, estes cuidados devem continuar mas de forma muito prática e rápida. E, para conseguirmos reunir num só copo nutrientes essenciais ao nosso organismo os SUCOS, podem nos ajudar nesta tarefa!






Podendo ser consumidos em segundos numa concentração rica em carboidratos, vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras de forma fácil e, principalmente gostosa, proporcionando o prazer refrescante destas bebidas.


Para garantir que o seu suco tenha cada qual suas propriedades funcionais, veja algumas opções de como combiná -los de forma equilibrada para melhorar seu aproveitamento pelo organismo.
Combinações:
* couve manteiga - abacaxi - linhaça
* salsão - laranja - nozes
* espinafre - limão - castanha do pará
* salsinha - acerola - amêndoas
* hortelã - pêra - óleo de coco
* cenoura - melão - gergelim
* beterraba - maracujá - gérmem de trigo
* broto de alfafa - maçã
* pepino -
uva

Vegetais + fruta + oleaginosa = SUCO FUNCIONAL

*
Antioxidante
Combatem o envelhecimento celular, protegem nosso organismo contra as agressões externas como a poluição, toxinas, estresse, alimentos industrializados e inibe o crescimento de células tumorais.

*
Energético
As frutas e as oleaginosas são ótimas fontes de energia. As frutas são ricas em frutose (açúcar natural) e as oleaginosas são fontes de gorduras “boas” que favorecem o desempenho energético, são antiinflamatórias, facilitam a absorção de nutrientes.

*
Rico em fibras
As fibras presentes nos vegetais, nas frutas e sementes auxiliam no trânsito intestinal regulando a função. Podem auxiliar na redução do risco de doenças cardiovasculares, pois ajudam na remoção e prevenção de placas de gordura nas artérias, mantém a glicemia, além de auxiliarem na eliminação de toxinas.

*
Saciedade
Os vegetais e as frutas aliadas e as gorduras presentes nas oleaginosas controlam melhor o apetite evitando as compulsões, pois as fibras preenchem bem o volume gástrico e demoram mais para serem digeridas assim como as oleaginosas, desta forma, a sensação de saciedade permanece por mais tempo. Além disso, as gorduras presentes nas oleaginosas melhora a transmissão dos impulsos nervoso que sinalizam adequadamente nossas emoções, assim, o sistema neurológico consegue funcionar de forma regular e adequada.
Veja alguns exemplos de sucos:
Suco laxativo: couve manteiga + laranja + semente de linhaça
Suco diurético: salsinha + pepino + melão + amêndoas
Suco para fortalecer imunidade: espinafre + limão + açaí + nozes
Suco antiácido: couve manteiga + pêra + castanha do pará

Por: Dra. Roseli Rossi –
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica (CRN 2084)
Clínica Equilibrio Nutricional - www.equilibrionutricional.com.br



Um comentário:

  1. Olá Simone...estou amando o seu blog....nota 10...Parabéns.Bjs!

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